domingo, 2 de junho de 2013

The Global Ocean Observing System





GOOS [Global Ocean Observing System] é um Sistema de Observação Global dos Oceanos. A plataforma GOOS está sendo implementada para englobar os oceanos como uma entidade única, a fim de fornecer uma visão geral do sistema oceânico. 
Um conteúdo de água único e contínuo circunda o globo. As águas que vão das geleiras do Ártico, que atravessam as águas quentes equatoriais, e que chegam até a corrente do Círculo Polar Antártico, além das águas de todos os oceanos da Terra, mares, baias e enseadas estão todas ligadas formando um único conteúdo, ou seja, um único Oceano Global. 
O GOOS é formado por um conjunto de programas, em que cada um trabalha em aspectos diferentes e complementares para estabelecer uma capacidade operacional de observação oceânica para todas as nações do mundo. O apoio das Nações Unidas e da UNESCO assegura que a cooperação internacional seja sempre a prioridade um do Sistema de Observação Global dos Oceanos. Além disso, o Sistema GOOS é um componente oceanográfico do Sistema de Sistemas de Observação Global da Terra                              
 
                                                       Group on Earth Observations 
 
O GOOS é uma plataforma para possibilitar a cooperação internacional de observações sustentáveis dos oceanos, para gerar produtos e serviços oceanográficos e para interação entre pesquisa, operacionalidade e comunidades usuárias.
Objetivos do GOOS: 
  • Monitorar, entender e prever o tempo e as condições climáticas
  • Descrever, diagnosticar e prever a situação do oceano, incluindo os seres vivos vivendo dentro dele 
  • Melhorar a gestão dos ecossistemas e recursos marítimos e costeiros
  • Avaliar danos causados por ameaças naturais e poluição
  • Proteger a vida e a propriedade nas costas e nos mares
  • Possibilitar a pesquisa científica
Usuários do GOOS:
Pesquisadores oceanográficos, gestores costeiros, participantes de convenções internacionais, agências nacionais de meteorologia, escritórios hidrográficos, indústria marítima e costeira, gestões de políticas e público em geral interessado na área.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

2017 Compromissos

O ano de 2017 começou auspicioso. Pode parecer que não pois só agora tive um pouco de tempo para recomeçar de novo a publicar as investida...