segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CORDÃO VERDE - O CONCEITO
 
Projecto Cordão Verde foi a designação utilizada pelo WWF para a sua estratégia de conservação de Ecossistemas Prioritários no Mediterrâneo, de acordo com os princípios do Planeamento Eco-regional. Países como a Itália, Croácia, Marrocos, Tunísia, Turquia e Portugal fazem parte das regiões ecológicas do mediterrâneo identificadas pelo WWF-Programa Mediterrâneo como áreas de identificação prioritária.
De referir que o “Cordão Verde”
foi o primeiro projecto de referência na área da conservação de ecossistemas prioritários lançado pelo WWF em Portugal.
O WWF- MedPO identificou o Sul de Portugal como uma região de elevado valor para a conservação da natureza, tendo lançado a iniciativa “Um Cordão Verde para o Sul de Portugal” em 2001. O Cordão Verde português inclui o Vale do Guadiana, Serras do Caldeirão, Monchique e litoral Alentejano (que estabelecem uma continuidade ecológica entre a costa atlântica e o vale do rio Guadiana) e estende-se ao longo de aproximadamente 4750 km2. Nestes locais situa-se a mais extensa e significativa mancha florestal de vegetação mediterrânica de baixa montanha do país. No território Cordão Verde foram lançados os principais projectos de demonstração do WWF em Portugal.
O território Cordão Verde é assumido como uma unidade de paisagem, onde se pretende inverter as tendências de degradação ambiental e contribuir para a melhoria das condições de vida das populações.
O projecto Cordão Verde pretende criar as condições necessárias para restabelecer a continuidade ecológica, harmonizando os processos ecológicos e sócio-económicos a longo prazo. Numa primeira, fase foram identificados e caracterizados os núcleos de maior biodiversidade e valor ecológico, bem como os corredores que permitem a sua interligação. Foram também abordadas as formas de assegurar a sua conservação, tendo em conta a realidade sócio-económica destes locais. Numa segunda fase, estabeleceram-se parcerias com a sociedade civil e instituições públicas no sentido de estabelecer um quadro de acção alicerçado no êxito de um conjunto de acções de gestão que pudessem inverter a tendência que ameaça a preservação dos recursos naturais, valorizando-se os benefícios que estes podem ter na economia local.  (Fonte: Naturlik)
 

CORDÃO VERDE - O FILME
Rossana Torres e Hiroatsu Suzuki
 

O Sul da Península Ibérica é uma das região onde se encontram os pontos de maior biodiversidade do Mediterrâneo. Assim sendo, um conjunto de associações locais, apoiadas a nível internacional, uniu-se no esforço para a sua conservação e para a melhoria da qualidade de vida.

 

Assim nasceu o Cordão Verde, que pretende que a biodiversidade e a paisagem nesta vasta zona sejam preservadas e recuperadas como fonte de benefícios para as suas populações.

É na participação activa das comunidades locais que a sustentabilidade pode ser possível. Para isso, é essencial a tomada de consciência das belezas naturais de cada uma das áreas abrangidas e do esforço produtivo que nelas se pode desenvolver.


Este filme é um poema em imagens e sons em torno do Homem e da Natureza, na serra do Caldeirão e Vale do Guadiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

2017 Compromissos

O ano de 2017 começou auspicioso. Pode parecer que não pois só agora tive um pouco de tempo para recomeçar de novo a publicar as investida...